A saga continua. Conseguimos descansar um pouco mais pela manhã, finalmente. Aliás, o dia nem começou mal, mas acabou pior. Fizemos-nos à estrada em direcção a Sittard, na Holanda onde a selecção angolana tinha agendado o treino de preparação para o jogo com a Turquia. Como o nosso Tom Tom só tem cobertura GPS no território alemão, o resto da navegação teve que ser feita à base de intuição. A distância total são cerca de 200Km mas se pensam que "ah e tal, nas auto-estradas alemãs, sem limite de velocidade, aquilo é sempre a abrir" desenganem-se. De facto, nestes 200 km, a cada 40-50 km é preciso sair da auto-estrada, meter por estradas nacionais saturadas de camiões e obras, voltar a entrar na autoban e ter muita paciência - dificilmente se consegue andar a mais de 80-90 km/h durante o dia. O trânsito é medonho.
Chegados a Sittard, depois de estacionar o carro e andar 30 metros a pé damos de caras com tugas: é o pessoal da RTP, que surpreendidos pelo mau tempo, se abasteciam de botas e camisolas polartec numa loja de desporto. Almoçamos juntos num restaurante na praça central. A localidade é pequena, mas tem um centro interessante com várias ruas pedonais cheias de pequeno comércio.
O treino acabaria por acontecer só às 20H00 e o mister angolano só disponibilizou 15 minutos para a recolha de imagens. Ainda assim, tivemos que aguardar quase até às 22H30 para tentar falar com alguns jogadores. Em vão: a maioria saiu enregelada e apressadamente para o autocarro e nem abriu a boca.
Dirigimo-nos para o hotel ontem estão alojados os colegas da RTP e imprensa angolana. Enquanto enviava-mos o serviço, fomos surpreendidos por uma amável oferta - 2 raparigas que acompanham os nossos colegas angolanos (ninguém ainda se atreveu a perguntar se são esposas, namoradas ou colegas de trabalho) prepararam-nos uma carne grelhada com massa e legumes que deu para matar a fome. Há que voltar a Dortmund - mais 200Km. Eu, que amaldicoei a estrada entre Náploes e Salerno, devia estar calado: esta é bem pior, e de noite nem se fala: mal iluminada, mas sinalizada e como se isso não bastasse, o nosso Tom Tom perdeu o sinal GPS e obrigou-nos a dar a mesma volta de 30Km duas vezes, ao fim das quais resolvemos desligá-lo e pegar no mapa. Chegamos ao hotel já depois das 03H00, exaustos. Amanhã temos que voltar a Sittard e ir dormir a Utretch. Foram mais de 1000Km de carro nos últimos dias, vamos para o 3º hotel, estivemos em 5 aeroportos, 3 países e ainda faltam 8 dias para o "nosso" Mundial.
0 Responses to “Autoban”
Leave a Reply